É bem provável que algum médico já tenha solicitado que você fizesse o exame de hemograma completo. Ele é um dos mais utilizados para o check-up geral periódico e traz uma série de dados importantes. Mas você entende realmente esse exame e sabe para que ele serve? É isso que vamos explicar no artigo de hoje. Confira!
O QUE É O HEMOGRAMA COMPLETO?
O hemograma é um exame que levanta informações bastante específicas sobre os tipos e as quantidades dos elementos que compõem o nosso sangue, como os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
Entre os dados que são coletados por esse exame, estão: as quantidades de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas; tamanho e forma dos glóbulos vermelhos e plaquetas; volume ocupado pelos glóbulos vermelhos (chamado de hematócrito); quantidade de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio; e outros.
Esse exame pode ser solicitado como rotina, para se certificar de que o paciente está com todos os níveis normais ou, caso contrário, investigar mais profundamente. Ou também pode ser feito para monitorar uma condição de saúde já existente.
Além disso, o médico pode pedir um hemograma para avaliar sintomas relatados pelo paciente, como cansaço excessivo, fraqueza, aparecimento de manchas roxas pelo corpo, sangramento em qualquer parte do corpo…
COMO É O PREPARO PARA O HEMOGRAMA COMPLETO?
Para realizar esse exame, não é necessário que o paciente esteja em jejum. Porém, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas nas 72 horas anteriores e evitar a prática de exercícios físicos na véspera do exame.
QUAIS DOENÇAS PODEM SER DIAGNOSTICADAS PELO HEMOGRAMA?
A partir dos resultados do hemograma completo, existem diversas doenças que podem ser identificadas:
Anemia;
Leucemia;
Alergias;
Infecções virais e bacterianas;
Policitemia.
Lembre-se: um diagnóstico preciso é sempre o primeiro passo para um tratamento assertivo!
Está com a requisição do médico para fazer o seu hemograma completo? Venha para o Rebouças ou agende a sua coleta domiciliar!