Fale Conosco (19) 3873-2131 / 3883-1640
Fale Conosco (19) 3873-2131 / 3883-1640
A tão esperada notícia pelo sexo do bebê é recebida geralmente durante a décima sétima semana de gestação, através de ultrassonografia. Porém, há sempre a possibilidade de não ser possível visualizar o sexo durante o exame por conta da posição do bebê.
Os pais e mães que optam por não esperar, podem realizar o exame de Sexagem Fetal, que permite descobrir o sexo do bebê a partir da oitava semana gestacional.
Sem necessidade de preparo e jejum, a mulher com a gravidez já confirmada fornece uma amostra sanguínea para a realização da Sexagem Fetal.
Durante a gestação, uma pequena quantidade de células fetais passam pela circulação materna, dessa forma, o exame analisa o DNA fetal presente no sangue materno. Mais especificamente, o teste se baseia na identificação de partes (sequências genéticas) do cromossomo Y, o que determina as características sexuais masculinas. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem este cromossomo nas células, sua presença na amostra indica um menino, e sua ausência, uma menina.
No caso de gêmeos univitelinos (idênticos), ambos possuem o mesmo DNA, dessa forma, o mesmo sexo. Portanto, se o resultado for menino, os dois bebês serão meninos, se der menina, os dois bebês serão meninas.
Em gêmeos bivitelinos, com mais de uma placenta, a presença de cromossomo Y indica que um dos bebês é do sexo masculino, não sendo possível determinar o sexo do outro bebê. A ausência de DNA masculino indica gravidez de duas meninas.
Como todo exame laboratorial, a sensibilidade e a especificidade do teste não são de 100%. Se realizado antes da 8ª semana, esse exame apresenta mais risco de erro.
O exame pode apresentar resultado errado em casos em que a mãe já tenha recebido transfusão de sangue ou transplante de órgão de um homem.
É válido ressaltar que esse teste não detecta uma possível gravidez, em casos em que a mulher não estiver grávida e realizar esse exame, o resultado será correspondente ao de uma gestação do sexo feminino. Portanto, apenas mulheres com a gravidez confirmada devem realizar o exame.
O resultado do Exame de Sexagem Fetal fica disponível após 6 dias úteis na aba Resultados do site do Laboratório Rebouças