(19) 3873-2131 (19) 3883-1640

Conheça os diferentes tipos de teste para Covid-19

Para que os testes tenham maior chance de resultados certeiros, é preciso saber a hora certa de aplicá-los e qual a melhor situação. Eles são uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para controlar a disseminação do novo coronavírus, quando realizados junto ao isolamento social.

Quantos tipos de testes COVID existem?

No momento, existem três tipos de testes aprovados pelas organizações mundiais de saúde: PCR, sorologia e teste rápido.

RT-PCR

É conhecido como teste de Reação em Cadeia da Poliomerase (PCR), considerado o teste mais confiável. Por meio de uma amostra respiratória, o teste detecta o RNA (ácido ribonucléico) do vírus, ou seja, um fragmento do material genético de um patógeno ou microrganismo. Seu grau de sensibilidade é alto e o diagnóstico pode ser recebido em algumas horas. A parte negativa é que seu manejo é complexo e requer pessoal médico especializado para sua resolução. A coleta pode ser feita a partir do 3º dia após o início dos sintomas e até o 10º dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento. Para realizar o teste é necessário ter a solicitação médica.

Sorologia

A sorologia verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. Os anticorpos IgM são descritos como marcadores de início da infecção. O aparecimento de anticorpos IgM ocorre aproximadamente a partir do 6º dia do início dos sintomas. Já os anticorpos IgG, podem ser detectados após o 14º dia do início dos sintomas e possibilitam identificar pacientes que tiveram contato com o vírus, que não apresentam sintomas ou com sintomas brandos, determinando a possível imunidade.

Testes rápidos

Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus), ambos são realizados por meio de uma amostra de sangue. Esses testes têm um grau de sensibilidade (entre 64% e 80%) e o resultado pode ser obtido entre 10 e 15 minutos. Aqui no Laboratório Rebouças você encontra todas as metodologias de teste. Entre em contato e saiba como realizar o seu!